Segundo dia do Enem tem provas de linguagens, matemática e redação
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Em todo o Brasil, 8,6 milhões de candidatos se inscreveram, sendo 159.253 no DF
atualizado
Compartilhar notícia
No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos farão neste domingo (6/11) as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e a redação em cinco horas e 30 minutos de exame. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões. Em todo o Brasil, 8,6 milhões de candidatos se inscreveram, sendo 159.253 no Distrito Federal.
A área de linguagens, códigos e suas tecnologias abrange o conteúdo de língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol, conforme a opção escolhida pelo participante no momento da inscrição. Serão 90 questões, 45 delas de matemática.
A redação, um dos pontos que mais preocupa os candidatos do Enem, deve ser um texto argumentativo-dissertativo de, no máximo, 30 linhas. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema proposto apoiado em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.
Para fazer a prova, é necessário apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas. Em anos anteriores, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais.
O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses itens, eles também deverão ser colocados no porta-objetos.
Lanche e biometria
Para enfrentar as longas horas de prova, o candidato poderá levar água e comida. Haverá fiscalização dos lanches, segundo o Ministério da Educação. Neste ano, pela primeira vez, há identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.
O candidato poderá deixar o local de prova duas horas depois do início do exame. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Quem descumprir qualquer uma dessas regras, será eliminado.