metropoles.com

Segundo dia do Enem tem 32% de abstenção em todo o país

É o segundo maior percentual da história. O número de ausentes nos locais de prova só foi maior em 2009, quando chegou a 37%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil
935992-enem2º0004_0
1 de 1 935992-enem2º0004_0 - Foto: Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 32% de abstenção em todo o país. É o segundo maior percentual da história do certame, superado apenas em 2009, quando 37% dos candidatos não fizeram o teste. Neste domingo (12/11), os estudantes perderam os testes de Matemática e Ciências da Natureza. Entre os que passaram pelos portões, 578 foram desclassificados por descumprirem alguma regra do edital, como o uso de celular em sala de aula.

A falta de energia também prejudicou os concorrentes a uma vaga em uma instituição de ensino superior. Escolas de Goiás, Piauí e Pernambuco ficaram sem luz e o Enem terá que ser aplicado novamente para 3.581 estudantes. A data marcada é para 12 de dezembro.

Apesar das ocorrências, o ministro da Educação, Mendonça Filho, considerou as operações um sucesso. “Essa edição foi a mais tranquila dos últimos anos”, disse. Ele ressaltou que este será o último Enem que participará como titular da Educação. “Apesar de ser cansativo é gratificante”. Os dados foram anunciados na noite deste domingo, em coletiva de imprensa realizada na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na ocasião, o ministro também prometeu garantir a gratuidade do certame em 2018 para os estudantes que fizerem o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja) em 2017.

Distrito Federal
No primeiro dia de provas, 30,2% dos 6,7 milhões de inscritos perderam a prova. Entre os participantes do DF, a taxa ficou em 29,9%. No segundo dia do Enem, em Brasília, a abstenção aumentou para 32%.

A capital teve 125.247 inscritos no certame de 2017 ou 1,8% dos inscritos em todo o Brasil. Foram aprovados 1.115 atendimentos especiais na capital. Candidatos com déficit de atenção, deficiência física e baixa visão foram maioria. Foram usados 2.147 recursos de acessibilidade, sendo 46 videoprovas traduzidas em Libras, uma novidade desta edição. Os atendimentos específicos totalizaram 534, 50% para lactantes. Por fim, houve sete solicitações aprovadas para atendimento pelo nome social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?