Segunda fase da Fuvest acontece no domingo e na segunda. Veja detalhes
A prova, que poderá ser feita por de 30 mil vestibulandos, acontecerá em 51 locais; os portões abrem às 12h e fecham às 13h
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A segunda fase da Fuvest, vestibular que oferece acesso à Universidade de São Paulo (USP), acontecerá neste domingo (21/2) e segunda (22/2). Nesta etapa, 33.315 candidatos estão aptos a fazer a prova.
No primeiro dia será aplicada prova de português com 10 questões, cujos temas envolvem compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura, além de uma redação. Já no segundo dia, serão 12 questões de disciplinas (podem ser de duas a quatro) de acordo com o curso escolhido pelos vestibulandos.
Ou seja, se forem escolhidas duas disciplinas, serão seis questões de cada; no caso de três, haverá quatro para cada uma; se forem quatro disciplinas, serão aplicadas três para cada uma.
Dessa maneira, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, quando terá início a prova. Os vestibulandos poderão sair da sala de aula a partir das 16h. Eles devem usar máscara de proteção facial corretamente, cobrindo boca e nariz, durante todo o exame, desde a entrada à saída (veja as recomendações abaixo).
Locais
A Fuvest disponibilizou uma lista com o endereço dos 51 locais de prova distribuídos pelo estado de São Paulo. Ainda, os nomes dos candidatos aprovados para a segunda etapa podem ser conferidos aqui.
Para 2021, a universidade pública estadual oferece 11.147 vagas em diversos cursos de graduação, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest. Outras 2.905 vagas são destinadas pela USP para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem), informa a organização.
Em meio à pandemia, a primeira fase da Fuvest teve 13,2% de abstenção, acima dos 7,9% registrados em 2020. Ao todo, 17.120 candidatos não compareceram aos locais de prova. Neste ano, 130.678 pessoas se inscreveram para fazer o vestibular da USP.
O que levar para a prova
- Documento de identidade;
- Caneta esferográfica azul;
- É permitido o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho e borracha, apontador e régua transparente;
- Água e alimentos leves.
O que não usar nos locais de prova
- Relógio;
- Equipamentos eletrônicos, como calculadora, celular, computador, tablet, entre outros;
- Material impresso ou para anotações;
- Corretivo (branquinho);
- Caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica marca-texto e lápis com tabuada;
- Gorro, boné, chapéu e similares;
- Óculos de sol;
- Fone de ouvido, protetor auricular etc.
Cuidados
- Candidato deve levar duas máscaras e receberá receberá saquinho para guardar o item usado;
- É necessário manter 1,5 metro de distância dos demais candidatos. Haverá equipe de aplicação para orientar sobre o fluxo no local de prova;
- Disponibilização de álcool gel nas salas de realização de prova e nos banheiros;
- Distribuição de sachês com lenço umedecido de álcool 70% em cada carteira para garantia de desinfecção adicional por parte do candidato;
- Controle da alimentação durante a prova: será permitida apenas a ingestão de líquidos em sala, enquanto o consumo de alimentos deverá ser feito fora da sala em área apropriada;
- Se o candidato estiver com Covid-19, suspeita ou teve contato próximo com doente, deve procurar assistência médica e não comparecer ao local de prova.