metropoles.com

Saiba como a Semana de Arte Moderna pode aparecer no Enem

A Semana de Arte Moderna completou 100 anos em 2022. Entenda como o evento que marcou a produção cultural brasileira pode cair no exame

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Reprodução do folheto da semana de arte moderna de 22
1 de 1 Reprodução do folheto da semana de arte moderna de 22 - Foto: Reprodução

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma abordar datas históricas para o Brasil. Assim, os alunos devem prestar atenção ao centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu de 13 a 17 de fevereiro de 1922.

O evento foi uma manifestação artístico-cultural, realizada no Theatro Municipal de São Paulo , que contou com apresentações de dança, música, recitais de poesias, exposições de pinturas e esculturas.

Os artistas apresentaram um novo conceito para arte realizada no país, com inspirações europeias. Os participantes desejavam explorar a brasilidade da época.

No exame, os estudantes podem encontrar questões interdisciplinares envolvendo as matérias de história, geografia, literatura e artes.

Os professores do EstudoPlay separaram alguns pontos importantes da Semana de Arte Moderna que podem aparecer na prova deste ano.

“A semana de 22 foi o lançamento do Movimento Modernista no país, e trouxe muitas inovações para as artes. Um evento que quebrou paradigmas na sociedade brasileira em diversas áreas”, afirma a professora de literatura Taciane Feitosa.

Na literatura, o movimento trouxe o rompimento com a estética tradicional, valorizou a expressão artística nacional e abordou temas do cotidiano dos brasileiros.

“Pela primeira vez o Brasil mescla o popular com o erudito, ou melhor, os eruditos tiveram a humildade de trazer temáticas há tanto trabalhadas no campo popular, como o indígena rejeitado na sociedade, o negro ainda vivendo em condições semelhantes à escravidão, a mulher que agora se mostra como exemplo de protagonismo social, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral”, declara o professor de história Dinho Zâmbia.

Principais artistas da Semana de Arte Moderna

O escritor, crítico de arte e pesquisador Mário de Andrade inaugurou a primeira fase do Modernismo no Brasil com o livro de poemas Paulicéia Desvairada.

O trabalho de Anita Malfatti teve maior reconhecimento após sua participação na semana de 22. Com obras clássicas como A Boba (1916), O Homem Amarelo (1916) e Mário de Andrade I (1922).

Batizado como Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, o pintor Di Cavalcanti foi responsável pela capa do catálogo da Semana de Arte Moderna e expôs mais de dez trabalhos no evento.

O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 13 e 20 de novembro deste ano.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?