Saiba como a mecânica pode aparecer no Enem
A mecânica é o ramo da física responsável pelo estudo do movimento, por exemplo, a velocidade de um automóvel ou a pressão da água
atualizado
Compartilhar notícia
As questões de mecânica no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem aparecer, principalmente, relacionadas ao movimento uniformemente variado (MUV). Os estudantes precisam saber as diferenças entre os estudos da cinemática, dinâmica e estática.
A cinemática estuda o movimento dos corpos sem considerar a origem do deslocamento inicial.
A origem do movimento de um corpo é estudado pela dinâmica, área da física ligada às forças que atuam sobre um objeto, a quantidade de deslocamento, a energia mecânica, as grandezas relacionadas à mudança de percurso e a aplicação das Leis de Newton.
A estática estuda os corpos que não se movem ou se movimentam com aceleração constante, ligadas à intensidade das forças que são utilizadas para que o corpo permaneça em equilíbrio.
O professor de física Breno Morais, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que irão fazer o exame este ano ficarem atentos.
“ A equação mais importante é a equação fundamental da dinâmica, F = m.a, que é exatamente a 2° Lei de Newton. Faz-se necessário conhecer as outras Leis de Newton: a inércia e o princípio da ação e reação.”
O professor destaca que é importante os alunos saberem classificar os movimentos em progressivo e retrógrado (a favor e contra a trajetória, respectivamente) e acelerado e retardado (velocidade aumentando e velocidade diminuindo, respectivamente).
Entenda a diferença entre o MU e o MUV:
Ver essa foto no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.