Reitora de centro universitário em Bauru é nomeada presidente da Capes
Levado ao cargo pelo então ministro Weintraub, o professor Benedito Guimarães Aguiar Neto foi exonerado nessa segunda-feira (12/4)
atualizado
Compartilhar notícia
Reitora do Centro Universitário de Bauru (Instituto Toledo de Ensino), a advogada e professora Cláudia Mansani Queda de Toledo (foto em destaque) é a nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A nomeação de Cláudia de Toledo foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (15/4).
Ela assume o cargo deixado pelo professor e engenheiro Benedito Guimarães Aguiar Neto, que foi o 22º presidente da Capes, criada em 1951.
Benedito foi exonerado nessa segunda-feira (12/4). Alçado ao cargo pelo entçao ministro Abraham Weintrub, ele ficou pouco mais de 14 meses na presidência.
Ao informar, em rede social, a saída do engenheiro, o atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o próximo presidente da Capes terá “perfil técnico e acadêmico”.
Informo que será publicada hoje a exoneração do Prof. Benedito Guimarães, presidente da CAPES. Agradeço o trabalho realizado nesse período.
Informo que o próximo presidente da CAPES será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente.
— Milton Ribeiro (@mribeiroMEC) April 12, 2021
Cláudia de Toledo é doutora em direito constitucional pela ITE e mestre em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Ela também é sócia do Tortoro, Madureira & Ragazzi Advogados, desde 2019.
O Instituto Toledo de Ensino foi fundado por Antônio Eufrásio de Toledo, na década de 1950. Ele era amigo do deputado Ulysses Guimarães. O próprio ministro Milton Ribeiro se formou em Direito no instituto.
Procurado, o Ministério da Educação (MEC) informou que, por ora, não irá se manifestar sobre o assunto. O espaço segue aberto.