Quando começam as inscrições do Fies 2022?
A expectativa é que as datas para o Fundo de Financiamento Estudantil sejam divulgadas até o final de fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o calendário do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A expectativa é que as datas sejam divulgadas até o final de fevereiro.
O que é Fies?
O Fies é um programa do governo que permite que os alunos financiem cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. A proposta do MEC é facilitar o acesso dos estudantes de baixa renda à universidade.
O programa oferece três tipos de financiamento:
- Modalidade I: destinada a estudantes de todo Brasil com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nesta modalidade, o mínimo para o financiamento é de 50% o máximo 100%, dependendo da necessidade do aluno;
- Modalidade II: atende os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos;
- Modalidade III: destinada a alunos de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. O financiamento pode ser de 10% a 100% da mensalidade, mas o valor mensal total a ser pago à universidade não pode ser superior a R$ 7.000.
Quem pode participar do Fies?
Para participar do Fies basta ter feito alguma prova do Enem a partir de 2010, atingido a pontuação mínima de 450 pontos e ter atingido no mínimo 400 pontos na redação.
A inscrição no Fies acontece em quatro etapas:
Pré-seleção: fase em que o candidato envia seus dados, o curso e a instituição de ensino desejada;
Inscrição: se aprovado na pré-seleção, o candidato deve enviar alguns dados como informações do fiador, renda e alguns outros documentos exigidos pelo programa
Validação das informações: nesta etapa, o aluno precisa confirmar na instituição de ensino desejada todos as informações repassadas ao Fies;
Contratação: momento em que o candidato deve comparecer ao banco juntamente com o seu fiador para formalizar o financiamento estudantil.
Simulador de nota do Fies
Ansioso para saber se com a sua nota do Enem vai ser possível financiar os estudos com o Fies?
A ferramenta de simulador de notas de corte da Quero Bolsa pode te ajudar a diminuir a ansiedade. Lá dá para simular a sua nota em todos os programas do governo, incluindo o Fies.
É só inserir a sua nota, o curso que deseja iniciar e a cidade desejada. E o melhor de tudo: você não precisa pagar nada para fazer a sua simulação.
Muito simples, não é mesmo? Clique no botão abaixo e confira:
Como entrar na faculdade sem financiamento?
Com a Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo para o ensino superior da América Latina, você pode realizar o seu sonho de ingressar em uma universidade sem financiamento, sem a nota do Enem e sem a necessidade de comprovar sua renda.
Quero Bolsa e você pode encontrar bolsas de até 80%.
Matéria da equipe editorial da Revista Quero que faz parte da Quero Educação através do Quero Bolsa, confira as últimas ofertas de bolsas de estudos nas seguintes Universidades: