metropoles.com

Proposta da Escola sem Partido volta à pauta na Câmara dos Deputados

Substitutivo apresentado pelo relator prevê que cada sala de aula terá um cartaz com seis deveres do professor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Portal EBC
Foto da fachada da EBC
1 de 1 Foto da fachada da EBC - Foto: Portal EBC

O Projeto de Lei nº 7.180, conhecido como Escola sem Partido volta à pauta da Comissão Especial da Câmara, nesta quarta-feira (31/10), às 14h30, para a votação do parecer do relator, deputado Flavinho (PSC-SP). O PL tem como premissa a proibição a educadores de repassarem convicções políticas ou ideológicas aos estudantes. O substitutivo apresentado por Flavinho prevê que cada sala de aula terá um cartaz com seis deveres do professor.

O primeiro dever sugerido na proposta determina que o professor não poderá cooptar os alunos para nenhuma corrente política, ideológica ou partidária. O texto também altera a Lei nº 9.394/96 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para afastar a possibilidade de oferta de disciplinas com o conteúdo de “gênero” ou “orientação sexual”.

Ainda no cartaz que seria afixado nas salas de aula, estaria previsto que o professor não poderá incitar os alunos a participar de manifestações e também deverá indicar as principais teorias sobre questões políticas, socioculturais e econômicas.

Docentes devem observar também o respeito ao direito dos pais de que seus filhos recebam educação moral de acordo com suas convicções.

Repercussões
As diretrizes teriam repercussão sobre os livros paradidáticos e didáticos, as avaliações para o ingresso no ensino superior, as provas para o ingresso na carreira docente, e as instituições de ensino superior.

O projeto inclui na LDB a ideia de que os valores de ordem familiar têm precedência sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa.

A última tentativa de votar o texto, em agosto, foi cancelada por discussões entre deputados favoráveis e contrários ao projeto. (Com informações da Câmara Notícias)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?