metropoles.com

Programa Criança Feliz faz um ano longe de atingir metas anunciadas

Na ocasião do primeiro aniversário do projeto, apadrinhado por Marcela Temer, a Lupa conferiu como estão os objetivos divulgados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/ Agência Brasil
criança feliz
1 de 1 criança feliz - Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Um ano depois de criado, o Programa Criança Feliz, mantido pelo governo federal para monitorar os primeiros anos de vida dos brasileiros com até 6 anos de idade, ainda não alcançou as metas anunciadas em seu lançamento. Esse é o primeiro programa social desenvolvido e aprovado pelo governo Michel Temer e conta com o apadrinhamento da primeira-dama, Marcela Temer. Para marcar o primeiro aniversário, a Lupa colocou à prova algumas frases ditas no início do projeto. Veja o resultado:

Público atendidoIStock


“O programa vai beneficiar 4 milhões de crianças entre 0 e 3 anos.”
Vídeo institucional no lançamento do Programa Criança Feliz, em 5/10/2016
DE OLHO

A promessa feita há um ano foi reafirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, em nota publicada em seu site na quarta-feira (4). No texto, a pasta reitera que a meta estabelecida em 2016 deverá ser atingida até 2018. Mas, de acordo com o próprio ministério, apenas 1% desse total foi alcançado até o momento.

Relatório feito pela pasta em 2016 mostra que há um atraso sucessivo no cumprimento das metas. O ministério esperava atender a 140 mil crianças até o fim de 2016 e a 300 mil até o de 2017. No entanto, na segunda semana de outubro, 65.747 crianças e gestantes eram acompanhadas por visitadores do Criança Feliz.

Procurado, o ministério reafirmou, por nota, que o número será alcançado mesmo em 2018 e que, todos os dias, novas visitas são feitas para tentar cumprir as metas.

Comitês gestores
Divulgação
“Em cada nível federativo, deverão ser organizados comitês gestores.”
Osmar Terra, Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, no discurso de lançamento do programa, em 5/10/2016
AINDA É CEDO

Segundo o relatório divulgado em agosto pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, apenas duas unidades da Federação ainda não possuem os chamados comitês gestores. São elas: Santa Catarina e Minas Gerais.

No final de 2016, como prometido, o governo federal implantou um comitê que reunia representantes dos seguintes ministérios: Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Cultura e Justiça e Cidadania. Esses grupos reúnem material de treinamento e monitoram a implantação do programa nos estados.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário afirmou, em nota, que Santa Catarina e Minas Gerais aderiram ao programa, mas “não conseguiram a aprovação no Conselho Estadual de Assistência Social, o que inviabiliza ainda a participação”. Para fazer frente a isso, a pasta acrescentou que dá treinamento e capacitação em 261 municípios de Minas Gerais e 14 de Santa Catarina.

Visitas em casa
Agência Belém de Notícias/Divulgação

“Monitores vão visitar as famílias todas as semanas.”
Vídeo institucional no lançamento do Criança Feliz, em 5/10/2016
VERDADEIRO, MAS

O Criança Feliz foi lançado em 5 de outubro de 2016 e, até a segunda semana de outubro, 65.747 crianças e eram acompanhadas por “visitadores” do programa.

Mas relatório feito em agosto pelo próprio Ministério do Desenvolvimento Social mostra a lentidão com que a iniciativa se desenvolve. Só em 21 de junho deste ano foi finalizado o documento que prepara os profissionais para atender às famílias, o chamado Guia de Visita Domiciliar. Assim sendo, a primeira visita do Criança Feliz ocorreu em 14 de julho deste ano, em Sergipe.

Procurado, o ministério afirmou, em nota, que a capacitação dos profissionais do programa dura 40 horas. Por essa razão, “o processo inicial é trabalhoso”. Segundo a pasta, seis unidades da Federação ainda não têm visitas. São elas: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rondônia, Amapá e Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?