metropoles.com

Professores tendem a identificar negros como mais agressivos, diz pesquisa

Os dados podem justificar o fato de que a evasão escolar é maior em casos de estudantes negros, de acordo com o levantamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Uma pesquisa publicada pela Universidade da Carolina do Norte (UNC), nos Estados Unidos, mostra que os professores têm maior predisposição a identificar emoções negativas, como raiva ou agressividade, em crianças negras em relação a brancas. Os dados também apontam que, se a emoção não for corretamente identificada, a tendência é o destrato aos negros, em razão da cor da pele.

O estudo entrevistou 178 professores, de maioria feminina e branca. Em um vídeo, crianças exibiam expressões faciais com diferentes emoções. No caso dos negros, a possibilidade de má interpretação é de 36% maior do que nos casos de alunos brancos. Nas ocorrências de meninas negras, a diferença chega a 74%.

Os pesquisadores observaram, ainda, que os profissionais que mais cometeram erros eram justamente os que tratavam melhor os alunos brancos. Tal análise é uma das explicações para a evasão escolar ser maior em estudantes negros.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os negros, 44,2% dos homens e 33,3% das mulheres não concluíram o ensino médio em 2018. O cenário é bem diferente da realidade branca, em que 5,9% entre homens e 18,8% das mulheres não finalizaram os estudos. 

De acordo com pesquisa da Fundação Roberto Marinho e do Insper, custa cerca de R$ 90 mil para um aluno concluir os 14 anos da educação básica. Já a evasão gera perdas de R$ 372 mil ao ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?