metropoles.com

Professores e alunos do Cefet-RJ expulsam diretor indicado pelo MEC

Manifestantes exigem que o escolhido para o cargo, em eleição interna, assuma o posto. Pasta afirma que o processo teve irregularidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Cefet-RJ
1 de 1 Cefet-RJ - Foto: Reprodução/Facebook

Uma cena inusitada ocorreu na manhã desta segunda-feira (19/08/2019) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ): estudantes e professores se uniram para impedir que o novo diretor-geral da instituição, Maurício Aires Vieira, indicado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, assumisse o cargo, o qual exerceria de forma pro tempore (interino).

Veja o novo diretor sendo barrado aqui:

Os manifestantes exigem que Maurício Saldanha Motta, que já era vice-diretor do Cefet e que foi escolhido como diretor-geral em eleição interna da casa, no mês de abril, tome posse de sua cadeira.

Até a nomeação como interino, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (16/08/2019), Vieira trabalhava como assessor e diretor de Programas substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC). Sua indicação, segundo o MEC, se deve ao fato de a eleição de Saldanha Motta ter indícios de irregularidades e estar sob análise da pasta.

No endereço eletrônico do Cefet-RJ, 12 diretores assinaram uma nota em que se dizem surpresos com a nomeação de um diretor-geral pro tempore.

Ruptura
“Diante do exposto, com essa notícia recebida de forma intempestiva, os diretores consideram essa nomeação como uma ruptura do processo democrático e da autonomia institucional, que demonstra total falta de respeito à instituição Cefet-RJ”, diz a nota.

Na chegada ao Centro, nesta segunda, Maurício Aires Vieira foi barrado pelos estudantes e professores e teve que ir embora sem conseguir tomar posse do cargo.

Assista à saída do interino aqui:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?