metropoles.com

Procurador do Ceará pede a suspensão do Enem em todo o Brasil

O pedido ainda espera julgamento pela 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará, o que deve ocorrer até a próxima sexta-feira (4/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
USP Imagens
USP Imagens
1 de 1 USP Imagens - Foto: USP Imagens

Após o adiamento da prova do Enem para mais de 191 mil candidatos devido a escolas ocupadas, o procurador da República Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal no Ceará, pediu que o exame seja suspenso em todo o Brasil. Segundo Oscar, as provas aplicadas em diferentes datas e com temas diferentes da redação ferem a isonomia do concurso.

O pedido ainda espera julgamento pela 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará, o que deve ocorrer até a próxima sexta-feira (4/11) por conta da urgência do processo. Se for acatado o pedido, o Enem estará suspenso em todo o Brasil.

“Peço que o juiz determine que o Inep adote as providências. Aí ele pode adotar o que ele quiser. Ele pode fazer a prova objetiva e deixar só a redação para fazer depois, todo mundo junto, ou pode levar todo mundo para os dias 3 e 4 (de dezembro)”, escreveu o procurador no pedido.

Em nota, o Inep diz que há “um grande equívoco na argumentação apresentada pelo procurador da República” e que pediram a Advocacia Geral da União para que apresente os fatos sobre o Enem para o MPF. Confira a nota na íntegra:

Em relação à Ação do Ministério Público do Ceará, divulgada nesta quarta feira (2) pedindo a suspensão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 6 de novembro, o Ministério da Educação (Mec) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informam que solicitaram à Advocacia Geral da União que apresente para a Justiça Federal os fatos que demonstram o grave equívoco na argumentação apresentada pelo Procurador da República Oscar Costa Filho, do Ceará. Todo ano, o ENEM realiza dois tipos de prova e, consequentemente, duas redações. As provas do ENEM têm o mesmo princípio da equivalência garantindo igualdade de condições a todos os inscritos. É lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares.

Judicialização
A Advocacia Geral da União (AGU) informou na noite desta quarta-feira (2/11) que irá atuar juridicamente para manter o calendário definido pelo Ministério da Educação. “A  Advocacia-Geral da União informa que atuará judicialmente para defender a regularidade das medidas adotadas pelo Ministério da Educação e pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”, disse a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?