Prazo de inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta quarta
Programa universitário concede bolsas integrais e parciais em instituições particulares. Mais de 90 mil vagas são ofertadas
atualizado
Compartilhar notícia
O prazo prazo para que os interessados em concorrer a uma das bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) façam a inscrição termina nesta quarta-feira (30/9). São mais de 90 mil vagas ofertadas, que não foram ocupadas para o segundo semestre. As inscrições devem ser feitas pela internet.
Essas vagas são formadas pela não ocupação dos selecionados em chamada regular depois de desistências ou falta de documentos por parte dos candidatos pré-selecionados no processo.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (cerca de R$ 1.558). Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
De acordo com o Ministério da Educação, o prazo vale para candidatos não matriculados em nível superior e também para aqueles já matriculados no mesmo curso, turno e instituição.
Para ter direito a uma das bolsas, é necessário que o concorrente tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtido, em uma mesma edição do Enem, média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
Além disso, para concorrer é necessário que o candidato se encaixe em alguma das situações:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular na condição de bolsista integral da própria instituição;
- ser pessoa com deficiência; ou
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.