metropoles.com

Polícia Federal diz que houve vazamento em prova do Enem 2016

Documento mostra que candidatos tiveram acesso antes do exame ao tema da redação e a respostas de um dos testes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
gabarito enem 2016
1 de 1 gabarito enem 2016 - Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) recebeu nesta quinta-feira (1/12) relatório da Polícia Federal revelando que houve vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). Segundo o documento, as provas do primeiro e do segundo dia do exame, além da redação, vazaram antes do início da aplicação para, pelo menos, dois candidatos, configurando crime de estelionato qualificado.

O procurador da República Oscar Costa Filho deve detalhar os desdobramentos do caso ainda hoje. O MPF pede que as notas da redação não sejam utilizadas.

Em 6 de novembro, segundo dia de provas do Enem, candidatos foram presos no Ceará e no Amapá flagrados com o tema da redação da edição 2016. Em Fortaleza, a polícia encontrou no bolso de um homem de 34 anos o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito. Ele ainda recebeu o gabarito pelo celular e usou também um ponto eletrônico na sala do exame.

Em Macapá, um homem de 31 anos foi preso logo depois de deixar o local de prova. Ele confessou que sabia o tema da redação antes mesmo de iniciar o segundo dia de provas. Com ele, foi encontrado um texto com o assunto “intolerância religiosa”, aplicado no Enem a quase 6 milhões de candidatos em todo o país.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não se pronunciou sobre o caso.

Após a análise de celulares apreendidos durante operações nos dias do exame, a Polícia Federal concluiu que os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início do exame.

Ainda de acordo com o MPF, os candidatos receberam a “frase-código” da prova rosa, o que permitiu preencher o cartão de respostas de acordo com o gabarito transmitido pela quadrilha, não importando a cor da prova, por conta do código.

“Tanto o gabarito quanto a frase-código foram divulgados antes do exame, o que garante a responsabilidade de afirmar que houve vazamento da prova”, diz o relatório. (Com informações do G1)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?