Pedidos de reaplicação do Enem 2020 devem ser feitos até sexta-feira
Podem fazer a solicitação estudantes com diagnósticos de Covid-19 ou aqueles prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas
atualizado
Compartilhar notícia
Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impedidos de fazer as provas nos últimos dois domingos terão entre esta segunda (25/1) e sexta-feira (29/1) para pedirem a reaplicação da prova.
A solicitação deve ser feita pela Página do Participante. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, o sistema abrirá às 12h desta segunda.
Estão aptos a fazer os pedidos os estudantes que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas.
A reaplicação ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os pedidos serão analisados caso a caso, até o dia 12 de fevereiro.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, reafirmou que os inscritos barrados por não haver espaço suficiente nas salas de aula, em decorrência da adoção de medidas sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus, não precisam apresentar nenhum documento da situação.
Conforme Lopes havia afirmado ao Metrópoles, os inscritos terão apenas que relatar o ocorrido, e o Inep irá conferir se as informações batem com as registradas nas atas das salas em que as provas foram aplicadas.
- Nome completo;
- Diagnóstico com a descrição da condição;
- Código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
- Assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente; e
- Data do atendimento.
O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.
Abstenção recorde
No primeiro dia de aplicação de provas, os ausentes representaram 51,5%. Já no segundo dia, no último domingo (24/1), uma quantidade ainda maior não compareceu: 55,3%.
Em números absolutos, 2.470.396 pessoas compareceram às provas e 3.052.633 faltaram. Ao todo, eram esperados 5,5 milhões candidatos. Os dados excluem os inscritos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia, onde os testes não foram aplicados em decorrência de decisões judiciais e municipais por causa da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o presidente do Inep, no último domingo, 1.274 participantes foram eliminados por descumprirem as determinações do edital, e houve 14 ocorrências médicas.