PAS 2017: Confira dicas de especialistas para se sair bem na redação
Planejamento, clareza, objetividade e uso correto da língua portuguesa te ajudam a desenvolver um texto bem avaliado. Fique atento!
atualizado
Compartilhar notícia
Domingo (3/12) é dia de provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), uma chance ímpar de ingressar na Universidade de Brasília, uma das mais concorridas do país e a única do Distrito Federal com nota de qualidade máxima conferida pelo Ministério da Educação. A redação é sempre muito temida pelos candidatos, mas o Metrópoles reuniu dicas que podem te ajudar a escrever um texto claro, objetivo e bem feito, tanto sob os pontos de vista do conteúdo quanto em relação às regras de português. Fique atento!
– Demonstre domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
– Compreenda a proposta de redação e aplique conceitos para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
– Selecione, relacione, organize e interprete informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
– Demonstre conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
– Elabore proposta de intervenção para o problema abordado.
– Faça um rascunho com os principais elementos de introdução, desenvolvimento e conclusão: releia cada parágrafo concluído e certifique-se de ter sido claro; elimine a repetição de palavras.
Confira as orientações do coordenador de Redação do Sigma, Eli Guimarães:
1º ano – O príncipe, de Maquiavel; Marília de Dirceu, de Tomas Antônio Gonzaga; Este mundo da injustiça globalizada, de José Saramago; Oração dos desesperados, de Sérgio Vaz; Seleção de poemas de Gregório de Matos; Nos ombros de gigantes mágicos, artigo de Carlos Haag, publicado na Revista Pesquisa FAPESP, edição especial maio/2012; Antígona, de Sófocles.
- 2º ano – Um homem célebre, Noite de almirante, O alienista e Conto de escola, de Machado de Assis; Casa de bonecas, de Henrik Ibsen; O cortiço, de Aluísio Azevedo; I – Juca Pirama, canto IV, de Gonçalves Dias.
- 3º ano – Zwkrshjistão, de Bruno Palma; Amor, de Clarice Lispector; Elevador do Filho de Deus, de Elisa Lucinda; O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros; O burrinho pedrês, de Guimarães Rosa; O homem; as viagens, de Carlos Drummond de Andrade; Poética, de Manuel Bandeira; Psicologia de um vencido, de Augusto dos Anjos; Química orgânica, de Vinícius de Moraes; Vidas secas, de Graciliano Ramos.