metropoles.com

Oposição entra com representação no MPF contra Velez por improbidade

Para congressistas, crime se configurou com o uso do slogan da campanha do presidente Bolsonaro na comunicação institucional do MEC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
ministro da educação no senado
1 de 1 ministro da educação no senado - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Líderes da oposição decidiram entrar com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra a ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, por improbidade administrativa.

Na opinião dos opositores, o crime se configurou com o uso do slogan da campanha do presidente Jair Bolsoanaro (PSL) na comunicação institucional do Ministério da Educação (MEC) destinada às escolas.

A denúncia ainda aponta que o ministro tentou induzir as instituições de ensino a captarem, sem as devidas autorizações dos responsáveis legais, imagens de crianças e adolescentes fazendo propaganda partidária para o governo nas escolas.

Para o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), a conduta viola o direito de imagem de crianças.

“É uma afronta à lei que o ministro da Educação queira usar escolas, crianças e adolescentes para fazer propaganda partidária para o presidente da República, repetindo o slogan da campanha eleitoral do mesmo”, disse Molon. “Não bastasse isso, ainda quer se aproveitar do cargo para solicitar gravações em vídeo de crianças e adolescentes”, acrescentou.

Além de Molon, assinam a representação os líderes do PSB, Tadeu Alencar (CE); do PSol,  Ivan Valente (SP); da Rede, Joenia Wapichana (RR), além dos vice-líderes da oposição Henrique Fontana (PT-RS), Gervázio Maia (PSB-SP) e Patrus Ananias (PT-MG).

Nesta terça, durante audiência na Comissão de Educação do Senado Federal (foto em destaque), Ricardo Vélez Rodrigues enfrentou protestos de estudantes contra as medidas anunciadas – e depois canceladas – pelo governo sobre a gravação de alunos cantando o Hino Nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?