Olimpíada Brasileira de Robótica: saiba como participar
A inscrição deve ser feita por um professor responsável
atualizado
Compartilhar notícia
Até o dia 10 de maio, está aberto o período de inscrição para a edição de 2020 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Podem participar da competição alunos de 7 a 19 anos de idade matriculados em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. A inscrição é gratuita mas deve ser feita por um professor responsável pelo candidato ou equipe.
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem duas modalidades: uma teórica e, outra, prática. A modalidade Teórica é composta de duas fases, a primeira realizada no dia 5 de junho e, a segunda, no dia 21 de agosto. Nesta modalidade é aplicada uma prova com conteúdo do Ensino Fundamental e Médio. Os estudantes devem fazer a resolução de problemas práticos a partir da robótica. Os melhores colocados recebem uma medalha de ouro, prata ou bronze, de acordo com a colocação.
Na modalidade prática participam apenas equipes com, no mínimo, quatro estudantes. Os concorrentes devem montar um robô autônomo com a capacidade de realizar resgates em áreas de desastres. A modalidade conta com etapas regionais e estaduais entre junho e setembro. Os vencedores das etapas participam da final nacional, entre os dias 10 a 14 de novembro, na cidade de Natal/RN.
Bolsas de estudo
Os estudantes que não podem participar das olimpíadas, mas se interessam por Robótica podem contar com a ajuda do Educa Mais Brasil. O programa oferta bolsas de estudo para cursos, especializações, graduação e outras modalidades de ensino que ofertam cursos nesta área. Acesse o site e confira! É possível conseguir descontos de até 70%.