Oito em cada 10 alunos afirmam que ficam ansiosos com provas
Os dados fazem parte de questionário feito em 2015, com foco em alunos de 15 anos, pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
atualizado
Compartilhar notícia
Oito em cada 10 estudantes brasileiros dizem que sentem muita ansiedade em uma prova, mesmo quando estão preparados. Os dados fazem parte de um questionário, com foco no bem-estar de alunos de 15 anos, aplicado em 2015 pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) em 72 países e divulgado nesta quarta-feira (19/4) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O Brasil é o segundo na proporção de estudantes que dizem ficar ansiosos durante as avaliações: 80,8% — atrás apenas da Costa Rica (com 81,2%). A taxa é bem superior à média dos países da OCDE, de 55,5%.
Para evitar que isso prejudique seu desempenho acadêmico, ela se organiza para se concentrar nas disciplinas que tem mais dificuldade. Para especialistas, a cultura avaliativa das escolas brasileiras contribui para que o aluno fique pressionado e, portanto, ansioso.
O relatório também mostrou que 17,5% dos estudantes brasileiros disseram já ter sido alvo de algum tipo de bullying na escola. O porcentual é menor do que na maioria dos outros países (a média dos países foi de 18,7%).