metropoles.com

Novo presidente do Inep defende formar “cidadões” em discurso de posse

Ao assumir o cargo, Rodrigues se torna responsável pela organização e elaboração das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
MarcosViniciusRodrigues
1 de 1 MarcosViniciusRodrigues - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcus Vinícius Rodrigues, nomeado presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nessa quinta-feira (24/1), escorregou no português durante o discurso de posse. Ao falar sobre o Enem, Rodrigues disse que a prova será eficaz na formação de “cidadões (sic) íntegros, éticos, com conhecimento e trabalhadores”.

O trecho do discurso com o erro de português do atual presidente do Inep foi exibido no Jornal Nacional da TV Globo e ganhou a internet. O deslize na forma de falar “cidadãos” não passou despercebido e teve grande repercussão nas redes sociais.

Ao assumir o cargo, Rodrigues se torna responsável pela organização e elaboração das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ele, a prova passará por uma revisão e ele não descarta a possibilidade de ver as provas antes, algo que não era praxe entre os antecessores. “Uma coisa é não ser de praxe, outra é não ser legal. O presidente do Inep tem autoridade para ver a prova”, disse nessa quinta a jornalistas.

Durante o discurso de posse, além do erro de português, Rodrigues também afirmou que o país precisa de um novo formato de escola, livre do que ele chamou de posturas ideológicas.

“Uma nova escola que tenha resistência a ideologias e crenças inadequadas ou inconsequentes. Algumas com origens em interpretações superficiais, de pseudointelectuais ou de um oportunismo político-partidário, que levou o nosso país a uma situação insustentável”, afirmou.

Rodrigues já publicou 11 livros, é ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em administração de empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?