metropoles.com

Novo Ensino Médio: maioria dos brasileiros aprova mudanças no currículo

População ainda não conhece a fundo projeto de ensino médio aprovado no país, mas admite que mudanças podem melhorar cenário atual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Escola Salesiana de Brasília
1 de 1 Escola Salesiana de Brasília - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Embora 55% da população brasileira afirme desconhecer o modelo do Novo Ensino Médio, em implementação no país, a maior parte diz apoiar algumas medidas propostas pelo novo currículo. É o que mostra nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (14/2) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

Apenas 15% dos ouvidos se consideram informados ou muito informados sobre o tema. Quando apresentados a algumas propostas do Novo Ensino Médio, mesmo quem afirma não estar inteirado sobre as mudanças as vê como positivas:

  • Enquanto 93% aprovam cursos profissionalizantes ou técnicos durante o ensino médio;
  • 87% aprovam que os alunos possam adaptar o currículo à carreira que pretende seguir;
  • 75% consideram positivo que os alunos escolham matérias que vão cursar;
  • 72% aprovam o novo currículo e;
  • 69% concordam com o aumento da carga horária.

A aceitação sobre algumas mudanças implementadas na nova estrutura caminha junto a desaprovação do atual modelo: 57% acreditam que os estudantes terminam o ensino médio pouco ou nada preparados para o ensino superior; e a mesma fatia acredita que a educação básica também não prepara os alunos para o mercado de trabalho.

O ensino médio aparece como a segunda etapa escolar com pior avaliação. A primeira é a alfabetização: 20% dos entrevistados consideram ruim ou péssima, enquanto o ensino médio é mal-avaliado por 14%. Em seguida aparecem o ensino fundamental (13%), as creches (11%), o ensino técnico/superior (8%) e a especialização/pós-graduação (7%).

A pesquisa ouviu 2.007 brasileiros com mais de 16 anos entre os dias 8 e 12 dezembro de 2022. Com 95% de confiabilidade, o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Perspectivas de futuro

A pesquisa também quis saber se a população acredita que as mudanças terão impactos positivos na educação dos adolescentes do país. Entre aqueles que estão informados ou muito informados sobre o Novo Ensino Médio, 55% concordam que o modelo tem grande potencial para melhorar a formação dos alunos.

  • 83% dizem que o Novo Ensino Médio vai desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes
    necessárias para os jovens;
  • 83% acreditam que as escolas brasileiras formarão jovens mais preparados para desafios e demandas do atual
    mercado de trabalho e
  • 80% concordam que o Novo Ensino Médio vai colaborar com um aumento na qualidade do ensino no país.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio foi instituído com a aprovação da lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O projeto amplia o tempo mínimo do estudante na escola e flexibiliza a organização curricular.

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos escolhem um itinerário formativo, que inclui outras disciplinas e projetos direcionados. São quatro opções: Matemáticas e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais aplicadas.

Os estudantes deixam de ter carga horária de 800 horas por ano e passam a ter mil horas por ano. Do mínimo de 3 mil horas nos três anos do ensino médio, 1800 devem ser dedicadas às disciplinas tidas como obrigatórias de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As 1200 horas complementares devem ser preenchidas com os itinerários formativos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?