Novo currículo do ensino médio será dividido em áreas
Secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, diz que escolas terão liberdade para definir quais matérias entram na grade da etapa
atualizado
Compartilhar notícia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, que definirá o que todos os alunos de escolas públicas e particulares do País devem aprender na etapa, está em elaboração. O documento não terá separação de habilidades por disciplinas, mas em áreas de conhecimento.
A BNCC vai estabelecer as competências e habilidades nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, segundo disse a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães Castro, em evento na última sexta-feira (25/8), em São Paulo. As escolas é que definirão como vão trabalhar em cada disciplina.
“Vamos seguir a mesma estrutura da BNCC (do ensino fundamental), em competências e habilidades, porque a base das duas etapas deve ser uma só, e estar conceitualmente bem alinhada. Só que, no ensino médio, as áreas serão entendidas como áreas, não como disciplinas. As escolas é que decidirão como trabalhar essas competências dentro de cada disciplina”, disse Maria Helena.