Nomeado na gestão Weintraub, presidente da Capes é demitido
Ministério da Educação não informou motivo da exoneração. Capes é responsável por fomentar e consolidar a pós-graduação no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, demitiu, nesta segunda-feira (12/4), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto.
A exoneração foi confirmada pelo MEC, que, em nota, agradeceu a dedicação e o empenho de Benedito Aguiar na presidência da fundação. A exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O Metrópoles questionou o MEC sobre os motivos da demissão de Aguiar Neto, mas não teve retorno até a última atualização deste texto.
Ao jornal O Globo, o agora ex-presidente da Capes disse não ter sido informado sobre o motivo da baixa.
“[O ministro] só me comunicou que eu ia ser exonerado, mas não me apresentou motivo. Aí tem que perguntar para ele”, declarou.
A Capes é responsável pelo fomento e a consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, com atuação em todo o território brasileiro.
Benedito Guimarães Aguiar Neto assumiu o cargo em janeiro de 2020, na gestão do então ministro Abraham Weintraub.
Desde que entrou no MEC, em julho de 2020, Milton Ribeiro tem trocado o comando de algumas pastas estratégicas.
Leia a íntegra da nota do MEC:
NOTA À IMPRENSA
O Ministério da Educação informa a exoneração do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto, nesta segunda-feira (12).
O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, agradece a dedicação e o empenho de Benedito Aguiar na presidência da fundação vinculada ao MEC.