Milton Ribeiro quer acesso antecipado a Enem contra “cunho ideológico”
Ministro da Educação afirmou que a ideia de ter acesso antecipado ao exame é dele, não do presidente Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou, nesta quinta-feira (3/6), que quer ter acesso antecipado às provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Segundo o chefe da pasta, a medida serve para evitar “questões de cunho ideológico”.
“Nós sabemos que, muitas vezes, havia perguntas muito subjetivas ou até mesmo com cunho ideológico, isso nós não queremos. Queremos provas técnicas que exatamente avaliem o aluno naquilo que ele sabe e que é necessário para ele poder acessar o ensino superior”, declarou Ribeiro em entrevista à CNN Brasil.
De acordo com o ministro, a iniciativa de ter acesso às provas antes da aplicação foi dele, não do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“[A ideia] É minha. E creio que estou expressando a vontade da grande maioria da sociedade brasileira. Entende?! Eu acho que está na hora de dar uma reviravolta nessas questões do Enem. Os alunos estudam e são surpreendidos com questões que, em termos de avaliação, nada tem a ver com conhecimento necessário para se ter acesso a ensino superior. Eu creio que sejam dispensáveis alguns temas”, afirmou o ministro.
O Enem deste ano será realizado em 21 e 28 de novembro. O prazo para inscrição vai de 30 de junho a 14 de julho, tanto para prova impressa como digital.
As inscrições deverão ser feitas na página do participante, no site do Inep.