Merendeiras disputam, em Brasília, título de melhor receita do Brasil
Na prova final, que aconteceu na quarta (25/10), as 15 finalistas cozinharam para os jurados. Resultado será divulgado na quinta (26)
atualizado
Compartilhar notícia
Com um olho na panela e outro no relógio, as finalistas do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar deram um show de criatividade e habilidade na grande final de quarta-feira (25/10), em Brasília. A prova ocorreu na cozinha experimental do Senai de Taguatinga, onde foram apresentados aos jurados pratos que remetem às tradições alimentares de todos os cantos do Brasil. Teve caldo de bode, lasanha de fubá, panqueca de polenta e outras preparações que fazem sucesso entre estudantes das mais variadas regiões brasileiras.
As finalistas foram divididas em duas turmas: manhã e tarde, e se revezaram na elaboração e apresentação dos pratos. Após o preparo, cada uma teve cerca de 15 minutos para mostrar seu talento aos jurados e contar a história por trás das receitas.
Chef de cozinha do restaurante Bloco C, Marcelo Petrarca foi um dos jurados que se mostrou empolgado com o desempenho e paixão das participantes pela atividade que desenvolvem. “Esse concurso valoriza a atuação de todas as merendeiras que trabalham com amor”, destacou.
Também fizeram parte do júri Mariana Rocha, representante do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU; Lorena Medeiros, do Conselho Regional de Nutrição em Brasília; Alda Oliveira, presidente do Conselho de Alimentação Escolar do estado de Roraima; e Sofia Marinho, estudante do sexto ano da CEF 104 Norte, em Brasília.No fim, as concorrentes também apresentaram um vídeo sobre a atividade de educação alimentar e nutricional promovida em seus municípios, a grande novidade do concurso.
“Nesta edição, tornamos obrigatória a inscrição de uma atividade de educação alimentar e nutricional promovida pela merendeira em parceria com um nutricionista de sua região ligado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ideia é fomentar hábitos alimentares saudáveis, principalmente em nosso contexto atual, no qual o Brasil enfrenta a problemática de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes”, destacou Karine dos Santos, coordenadora-geral do PNAE.
Premiação
As donas das cinco receitas vencedoras, uma de cada região do país, serão apresentadas na manhã desta quinta-feira, (26), durante cerimônia de premiação no Sebrae Nacional. Durante o evento, que contará com a participação do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, as vencedoras receberão um prêmio de R$ 6 mil e uma viagem internacional.
“Estamos muito satisfeitos com a dinâmica do concurso e tudo o que ele representa. A intenção é potencializar todo esse trabalho desenvolvido em 2018, no sentido de replicar as receitas e práticas apresentadas em outros municípios e estados brasileiros”, afirmou o presidente do FNDE, já com a perspectiva de preparar a terceira edição do concurso para 2019.
(Com informações do FNDE)