metropoles.com

MEC: secretário de Ensino Superior pede demissão

Arnaldo Lima Júnior foi responsável pelo desenho do Future-se, voltado para as universidades federais. Ele alega motivos pessoais para sair

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MEC
Arnaldo-Lima-Júnior
1 de 1 Arnaldo-Lima-Júnior - Foto: MEC

Um dos principais auxiliares do ministro da Educação, Abraham Weintraub, Arnaldo Lima Júnior, secretário de Educação Superior  da pasta, pediu demissão nesta quinta-feira (30/01/2020). Ele alega motivos profissionais.

Em carta obtida pelo Estadão, o agora ex-secretário diz que nunca deixou de “ousar” ao exercer seu trabalho na pasta e que não fez nada “sozinho”. Lima é funcionário de carreira do antigo Ministério do Planejamento, que integra hoje o Ministério da Economia, e vai retornar à sua função anterior.

O secretário deixa o cargo no mesmo dia em que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), subiu o tom das duras críticas ao ministro Weintraub.

No comunicado em que anuncia a demissão, o ex-secretário afirma, ainda, que ajudou a criar a ID Estudantil, o Diploma Digital, o Novo Revalida e aperfeiçoar o Fies, o programa de financiamento estudantil.

Future-se
Lima foi responsável pelo desenho do Future-se, voltado para as universidades federais.

Leia abaixo a íntegra da nota de demissão do secretário de Ensino Superior do MEC:

“Por motivos pessoais, desligo-me da Secretaria de Educação Superior (Sesu) para abraçar um novo propósito profissional. Quando assumi a Secretaria, estava ciente da responsabilidade que resultaria desse ato, mas nunca deixei de ousar e nunca fiz nada sozinho.

A Sesu ajudou a criar a ID Estudantil, o Diploma Digital, o Novo Revalida e aperfeiçoar o Fies. Conseguimos alocar R$ 230 milhões para investimentos em placas fotovoltaicas e para conclusão de obras que estavam paradas ou em andamento nas universidades federais. Conseguimos 100% dos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), implementamos cinco novas universidades federais e desenvolvemos o Future-se.

Esse programa é o que há de mais inovador na educação brasileira. O envio do Projeto de Lei para o Congresso Nacional encerrará minha missão no glorioso Ministério da Educação.

Nesses nove meses, muitos foram os desafios, mas pude contar com o apoio do ministro Abraham Weintraub, do secretário executivo, Antonio Paulo Vogel de Medeiros, dos demais secretários e colaboradores do MEC e, especialmente, da Família Sesu.

Deixo as portas abertas, o que me traz grande alegria, e me despeço com a certeza do dever cumprido, sabendo que bons frutos serão colhidos das sementes que ajudei a plantar”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?