metropoles.com

MEC: inscrições do Fies começam nesta terça-feira. Veja o passo a passo

Cerca de 30 mil vagas estão sendo ofertadas nesta edição, diz o Ministério da Educação (MEC)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Inscrições do Fies 2020/2 são adiadas
1 de 1 Inscrições do Fies 2020/2 são adiadas - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As inscrições para participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2020 poderão ser feitas a partir desta terça-feira (28/7). A opção estará disponível até às 23h59 da próxima sexta (31/7).

O resultado será divulgado em 4 de agosto. A partir dessa data, começa o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados, que poderá ser feito até às 23h59 do dia 6 de agosto. Para se inscrever no Fies, clique aqui (veja o passo a passo no fim desta matéria).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), estão sendo ofertadas, nesta edição, cerca de 30 mil vagas. O Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.

Os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. A inclusão do estudante nessa lista é feita, segundo o MEC, de forma automática.

“Portanto, diferente dos processos seletivos do Sisu e do Prouni, para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse”, explicou o Ministério da Educação, em nota pública.

4 imagens
Caso você não tenha sido pré-selecionados na chamada única do Fies, ainda poderá disputar as vagas ofertadas por meio da lista de espera
Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera
1 de 4

Site do Fies

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
2 de 4

Rafaela Felliciano/Metrópoles
3 de 4

Caso você não tenha sido pré-selecionados na chamada única do Fies, ainda poderá disputar as vagas ofertadas por meio da lista de espera

Divulgação
4 de 4

Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera

Divulgação

O prazo de convocação por meio da lista de espera poderá ocorrer entre os dias 4 e 31 de agosto.

Adiamento

Inicialmente, as inscrições do Fies estavam previstas para começar na última terça-feira (21/7). Nesse mesmo dia, no entanto, o MEC informou ter adiado por uma semana o início do cadastro.

“A alteração no cronograma do Fies se deu após o Ministério da Educação identificar inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior”, explicou.

“Com essa medida, a atual gestão do MEC assegurará a lisura e a transparência do processo seletivo”, prosseguiu a pasta, comandada desde 10 de julho pelo pastor da Igreja Presbiteriana Milton Ribeiro.

Passo a passo

Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, e nota superior a zero na redação.

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, o que equivale, hoje, a R$ 3.135.

Assista o passo a passo, elaborado pelo MEC, para se inscrever no Fies:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?