metropoles.com

MEC inicia consulta virtual sobre novo ensino médio por WhatsApp

Consulta on-line para a comunidade escolar ficará disponível até 6 de julho, último dia da consulta pública sobre o novo ensino médio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
pessoa mexendo no WhatsApp
1 de 1 pessoa mexendo no WhatsApp - Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta quinta-feira (15/6), a consulta virtual para alunos, professores e gestores sobre o processo de reestruturação do chamado novo ensino médio. A pesquisa utiliza um chatbot, ou seja, uma conversa automatizada no WhatsApp.

A ferramenta ficará disponível até 6 de julho, último dia da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio.

É possível acessar as perguntas enviando “MEC” para o número (11) 97715-4092, ou por meio do link bit.ly/consultapublicaonlinemec-web, que direciona para o chat no computador ou no celular.

O material que dá acesso à pesquisa será distribuído para a comunidade escolar com o auxílio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Ao acessar a consulta virtual, o participante deve responder se é aluno do ensino médio, jovem que não estuda e não terminou o ensino médio, professor da etapa ou gestor de escola que oferta o ensino médio.

A partir da resposta, o chatbot encaminha cerca de 20 perguntas que visam identificar o nível de conhecimento do participante sobre a estrutura do novo ensino médio, como o aumento da carga horária e a presença dos itinerários formativos.

Os questionamentos também englobam, por exemplo, a formação dos professores, a estrutura das escolas para o novo formato e a possibilidade de realizar parte da carga horária a distância.

Consulta pública prorrogada

Em 6 de junho, o MEC decidiu prorrogar por 30 dias a consulta pública sobre o novo ensino médio. Inicialmente, o processo foi instituído por 90 dias.

A consulta pública envolve audiências nos estados, realização de pesquisas e um circuito com especialistas em educação.

De acordo com o ministério, o objetivo da iniciativa é abrir o diálogo com sociedade civil, comunidade escolar, pesquisadores e especialistas da educação para coleta de subsídios e tomada de decisão do órgão federal acerca dos atos normativos que regulamentam o ensino médio.

Segundo a pasta, a ampliação do prazo atende a um pedido de instituições que colaboram na realização da consulta: Conselho Nacional de Educação (CNE), Fórum Nacional de Educação (FNE), Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?