metropoles.com

MEC: estudantes já podem acessar os resultados do Sisu

Após liberação do STJ, a pasta afirmou ainda que as inscrições para o Prouni também estarão abertas nesta terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Macedo / Agencia RBS
Sisu oferecerá vagas em universidades para ensino a distância
1 de 1 Sisu oferecerá vagas em universidades para ensino a distância - Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

O Ministério da Educação (MEC) informou que os resultados oficiais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão disponíveis no portal da pasta, no início da noite desta terça-feira (28/01/2020).

A liberação foi autorizada nesta tarde pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. Ele derrubou, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), a liminar da Justiça Federal em São Paulo que suspendia a divulgação dos resultados.

Quem não for contemplado agora com uma vaga poderá participar da lista de espera da segunda chamada, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, informou o ministério.

Além do funcionamento normal do Sisu, o MEC disse, em nota, que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) também serão abertas nesta noite.

No cronograma inicial, o término para concorrer às bolsas seria na próxima sexta-feira (31/01/2020). Com o imbróglio judicial, a pasta decidiu prorrogar o prazo por mais um dia: sábado (1º/02/2020), para que os candidatos tenham tempo suficiente de se inscreverem.

O MEC explicou ainda que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permanece com o cronograma atual, com inscrições de 5 a 12 de fevereiro.

Falhas no Enem
Na última sexta-feira, a Justiça Federal de São Paulo determinou que o governo comprovasse a correção de erros no resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

A decisão pediu ainda a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inconsistências atingiram cerca de seis mil estudantes.

Segundo o MEC, houve erro na correção de 5.974 exames, entre 3,9 milhões de alunos. O erro só foi identificado após reclamação dos estudantes, que perceberam aumento nas notas de corte do Sisu, o que deixaria vários candidatos fora da lista de aprovados. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu o erro, mas garantiu que todos os danos já haviam sido reparados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?