Material gratuito traz dicas para gabaritar a redação do Enem
Cartilha também apresenta amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima (1000 pontos) no Enem 2023
atualizado
Compartilhar notícia
A redação é a nota de maior peso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, gera muitas dúvidas e inseguranças nos candidatos. Assim, para esclarecer questionamentos quanto às competências cobradas para um bom texto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nessa quarta-feira, 2 de outubro, o documento A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante.
Acesse a Cartilha do Participante
A prova de redação exigirá a produção de um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas. Nele, o candidato deverá defender um ponto de vista — uma opinião a respeito do tema proposto—, apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às competências que serão exigidas no texto. Será avaliado o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a proposta de intervenção para o problema abordado.
O material também apresenta amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima (1000 pontos) no Enem 2023.
A redação será aplicada no primeiro dia do exame, 3 de novembro.