metropoles.com

Mais da metade dos alunos de 8 anos tem níveis baixos de leitura

Dados divulgados pelo Ministério da Educação apontam baixo desempenho na maior parte dos estados brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
07-08-2014 – Pilha de Livros.  Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
1 de 1 07-08-2014 – Pilha de Livros. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas - Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Mais da metade (56,2%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental tem níveis baixos de leitura. Isso é o que indicam os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2014, divulgados nesta quinta-feira (17/9) pelo Ministério da Educação (MEC). Em Matemática, a situação é parecida: 57% dos estudantes que fizeram a prova têm domínio fraco do conteúdo para a idade (oito anos).

Essas são as proporções de alunos que ficam nos dois patamares mais baixos de domínio em leitura e Matemática (cada um com quatro níveis) da avaliação. Em escrita, 26,6% deles ficaram nos dois patamares inferiores – em uma escala de cinco.

No caso da leitura, por exemplo, não alcançar os dois níveis superiores significa que a criança não consegue identificar uma informação explícita, no meio ou no final do texto, em um poema ou cantiga folclórica. Em relação à escrita, estudantes nos dois primeiros níveis não conseguem construir um texto legível e escrevem palavras com letras trocadas.

Dos 26 Estados e o Distrito Federal, apenas seis têm menos da metade dos alunos nos níveis inferiores de leitura.

Histórico

A ANA foi criada com o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), lançado pela presidente Dilma Rousseff em 2012. Os indicadores de 2014 ficaram próximos aos números de 2013, primeiro ano em que a ANA foi feita. O MEC não divulgou oficialmente os dados da edição por considerá-los apenas um diagnóstico inicial.

Em relação à edição anterior da ANA, houve estagnação nos indicadores. Naquele ano, 57% dos alunos ficaram nos dois primeiros níveis de leitura. Em Matemática, esse porcentual foi de 58%. Já em escrita, 41,5% haviam ficado nos dois patamares inferiores – mas, à época, a escala usada era de quatro níveis.

Neste ano, a pasta decidiu cancelar a realização da ANA. O principal motivo foi corte de gastos. De acordo com o governo, a medida também tem caráter de reavaliação pedagógica. Há a possibilidade de que o exame seja aplicado a cada dois anos.

Fonte: Agência Estado

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?