Inscrições para 50 mil vagas remanescentes do Fies são abertas nesta terça
Programa disponibiliza financiamento de mensalidades no ensino superior em universidades particulares
atualizado
Compartilhar notícia
Começa nesta terça-feira (6/10), a partir de 10h, o período de inscrição para os interessados nas 50 mil vagas remanescentes do Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos devem se inscrever pelo site do programa. Em setembro, foi publicado o edital completo no Diário Oficial da União (DOU).
Vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas ao longo dos processos seletivos, por desistência ou falta de documentação. O Fies já havia ofertado 30 mil vagas para o segundo semestre de 2020.
O programa possui duas categorias atualmente: a primeira oferece vagas com juros zero a estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda, chamada P-Fies, é voltada para aqueles candidatos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
As vagas remanescentes atendem somente a primeira categoria.
Para concorrer, é necessário que o candidato tenha realizado o Enem a partir de 2010, obtido média das notas igual ou superior a 450 pontos, não tenha zerado a redação e possua renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
Cronograma
- 6 a 13 de outubro: inscrições para candidatos não matriculados no curso pretendido;
- 6 a 13 de novembro: inscrições para candidatos matriculados no curso pretendido.
As instituições particulares temem que um dos impactos da pandemia seja justamente o aumento da evasão escolar, em decorrência da perda de empregos e diminuição da renda familiar.
Além disso, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para janeiro e fevereiro de 2021 poderá atrasar o ingresso de mais de 3,5 milhões de universitários no ensino superior, de acordo com levantamento da Abmes.