Inep divulga resultado do Enem 2016
Página para consulta apresenta problemas, o que dificulta o acesso. MEC diz que portal pode ter sido atacado por hackers
atualizado
Compartilhar notícia
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foi divulgado nesta quarta-feira (18/1) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Inicialmente, a divulgação estava prevista para quinta-feira (19), mas o ministro da Educação, Mendonça Filho, explicou que o governo decidiu antecipar a data para anunciar a abertura de consulta pública que vai reunir sugestões de mudanças no Exame.
O resultado foi disponibilizado pontualmente às 11h30. Para ver as notas, basta digitar o CPF e a senha do participante no site do Inep. No entanto, logo após a liberação, o portal apresentou instabilidade e os estudantes estão encontrando dificuldade para ver os resultados do Enem. O Ministério da Educação não soube explicar qual o problema, mas informou que os técnicos trabalham para saná-lo.
Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o problema pode ter sido ocasionado por ataque de hackers ao site, o que dificulta o acesso dos estudantes.
No site, os candidatos têm acesso às notas de cada uma das quatro provas – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática – e da Redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil.
Mudanças para 2017
Segundo o ministro, a partir de 2017, maiores de 18 anos que não terminaram o ensino médio não poderão usar o Enem para conseguir a certificação de conclusão. Eles deverão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas poderão ser aplicadas em apenas um dia, mas, se isso ocorrer, o número de questões será reduzido.
Mendonça Filho destacou que, em meia hora, mais de 3 mil pessoas já tentaram acessar a consulta pública no site do Inep. Até as 12h20, esse número subiu para 10 mil. As contribuições sobre as alterações no exame a partir deste ano podem ser enviadas em um formulário disponível no site do Inep até o dia 10 de fevereiro. “Qualquer que seja a mudança no processo do Enem, a redação será mantida”, afirmou o ministro.
As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Atualmente, os candidatos com mais de 18 anos podem ainda usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.
Mais de 8,6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem de 2016. Destes, 5,9 milhões realizaram as provas na primeira edição, nos dias 5 e 6 de novembro, e 265,4 mil na segunda edição, que ocorreu nos dias 3 e 4 de dezembro. Outros 53 mil participaram do exame em 13 e 14 de dezembro, datas voltadas para as pessoas privadas de liberdade.
O Enem de 2016 foi marcado por fraudes e ocupações nas escolas, que acabou dividindo a data de aplicação das provas. De acordo com o ministro, a Polícia Federal continua investigando os suspeitos de burlar o exame. “As investigações estão avançando e tão logo possam ser anunciadas, a polícia tornará o resultado público”, garantiu Mendonça Filho.
Na prova de redação, a maioria dos participantes (1.987.251) conseguiu notas entre 501 e 600. Do total, 77 conseguiram nota mil e 291,8 mil tiraram zero e tiveram a prova de redação anulada.
O ministro aproveitou a coletiva de imprensa nesta quarta para informar que as inscrições para o Sisu estarão abertas a partir do dia 24 de janeiro. Serão 238. 397 vagas, ou 4,5% a mais que o ano anterior, distribuídas em 131 instituições.
O prazo para se inscrever no Sisu vai até 27 de janeiro. Para o ProUni, as inscrições vão de 30 deste mês a 2 de fevereiro; e o Fies, de 6 a 9 de fevereiro.
Clique aqui para conferir os resultados do Enem.
No Twitter, há relatos das dificuldades encontradas para acessar o resultado do Enem de 2016:
Será que sou o único ser da terra que ainda não conseguiu entrar no site do inep? Misericórdia… #enem
— Mayara Cristine (@mayaralinda763) 18 de janeiro de 2017
Tu sabes de tudo Deus.
Inclusive o porque deu não está conseguindo entrar na página do INEP.
Sempre me protegendo mesmo não merecendo.#enem— League of Comics (@League_0fComics) 18 de janeiro de 2017
Se pra acessar o portal do INEP já é difícil, imagina pra entrar na faculdade #enem pic.twitter.com/BAybghlksa
— PL DA DEPRESSÃO (@pldadepressao) 18 de janeiro de 2017