Inep divulga espelho da redação do Enem 2015
Agora, os estudantes podem conferir as notas que tiraram em cada um dos cinco aspectos avaliados na correção dos textos. No entanto, não há possibilidade de recorrer da nota
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (13/6) o espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. As provas foram corrigidas em uma escala de zero a mil pontos. Segundo o Inep, dos 5.631.606 textos corrigidos, 104 obtiveram nota máxima e outros 53.032 foram anulados e receberam a nota mais baixa.
Agora, os estudantes podem conferir as notas que tiraram em cada um dos cinco aspectos avaliados na correção dos textos. No entanto, a consulta é apenas para vista pedagógica e, portanto, não há possibilidade de recorrer da nota. O espelho pode ser acessado no site da Instituição.
O tema da redação do Enem em 2015 foi “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira“. Entre os motivos de anulação estão fuga do tema, desrespeito aos direitos humanos e escrita em uma tipologia diferente da pedida.
Correção
Durante o processo de correção, as provas são avaliadas por dois corretores independentes. Cada um avalia cinco critérios em uma escala de zero a 200. A nota final da redação é a soma da média aritmética entre as competências.
Em caso de discrepância de mais de 100 pontos entre os corretores, uma terceira pessoa avalia o texto. Se a diferença continuar, a redação é encaminhada a uma banca especial, formada por novos três membros, que atribui a nota final.