Inep dá duas versões sobre reabertura de portões antes da prova do Enem
No Plano Piloto, seguranças permitiram a entrada de um grupo de 14 pessoas após o fechamento do portão de acesso da Unip
atualizado
Compartilhar notícia
O segundo dia de aplicação do Enem foi conturbado no único local de aplicação de provas no Plano Piloto — a Universidade Paulista (Unip), na 913 Sul. Após o fechamento do portão, às 13h, os seguranças deixaram um grupo de 14 candidatos ter acesso ao local segundos depois desse horário, conforme vídeo (confira abaixo).
Procurado pelo Metrópoles, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, deu duas versões para o ocorrido.
Na primeira nota, por volta de 14h30, a assessoria do órgão informou que não houve entrada de alunos fora do prazo e informou que a entrada do grupo se tratava, na verdade, de uma realocação de aplicadores de um bloco para outro.
Na segunda, às 17h17, o Inep fala sobre a reabertura de dois portões na Unip. O primeiro, interno, teria sido aberto novamente para a realocação de aplicadores. O segundo, externo, teria sido reaberto cerca de um minuto e meio antes das 13h, erroneamente. Confira a nota:“Por um equívoco, o vigilante responsável pela segurança fechou o portão faltando ainda aproximadamente um minuto e meio para o referido horário oficial. Essa ocorrência foi imediatamente percebida pelo coordenador local, que rapidamente reabriu o portão e permitiu a entrada dos participantes dentro do tempo regular e sem prejuízo ao cumprimento das normas estabelecidas em edital. Esse fato será registrado em ata da coordenação com assinatura das testemunhas que comprovam a regularidade dos procedimentos”.
Segunda aplicação
O Enem foi aplicado no início de novembro para 5,8 milhões de candidatos, mas 277.624 tiveram o exame adiado por conta das ocupações nas escolas. O adiamento custou aos cofres públicos um adicional de R$ 10,5 milhões.
Neste domingo (4/12), os candidatos realizaram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e redação.