metropoles.com

Inep: apenas 38% dos alunos de licenciatura em federais concluem curso

Inep e MEC divulgaram indicadores de qualidade Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Inep , Manuel Palácios, apresentam o panorama dos cursos de licenciatura do Brasil 1
1 de 1 O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Inep , Manuel Palácios, apresentam o panorama dos cursos de licenciatura do Brasil 1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Educação (MEC), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta terça-feira (28/3) dados inéditos dos indicadores de qualidade Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) relativos a 2021.

Os cursos avaliados neste ciclo incluem 17 licenciaturas: artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras português, letras português e espanhol, letras português e inglês, letras inglês, matemática, música, pedagogia e química.

De acordo com o material divulgado, apenas 38% dos alunos de licenciatura em instituições federais concluíram a graduação de forma presencial. Enquanto o curso de matemática teve o menor percentual observado (30%), o de ciências humanas alcançou o maior (44%).

“Esse relatório aqui traz, e repito, nos faz estimular o desafio de construir o que podemos fazer pra sair dessa realidade que vemos neste momento”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana. “Precisamos encontrar caminhos para mudar a rota que estamos atualmente com esses dados, não adianta apresentar os números e lamentar.”

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Cury, ressaltou que os dados mostram três diferentes fases da evasão nos cursos de licenciatura: a recusa no preenchimento de novas vagas, a alta desistência durante o curso e a baixa relação entre o número de egressos e vagas de emprego.

A divulgação do CPC e do IGC fecha o ciclo de resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. As pastas também apresentaram informações do Censo da Educação Superior e do Enade.

Camilo Santana também assinou portaria que instituiu grupo de trabalho para elaborar uma proposta de melhoria na formação inicial de professores.

Confira a divulgação dos dados:

Forma de cálculo

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é utilizado como forma de avaliação dos cursos de graduação. O índice é calculado com base na nota dos alunos no Enade 2021, informações sobre o corpo docente e o questionário preenchido por estudantes que avalia o curso.

Já o Índice Geral de Cursos (IGC) busca mostrar a qualidade das instituições de ensino superior e leva em consideração o próprio CPC e as avaliações de mestrado e doutorado analisadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O CPC e o IGC são utilizados para subsidiar a construção de políticas públicas e os processos de autoavaliação institucional. Os índices também são utilizados, de acordo com o Inep:

  • nos processos de supervisão e regulação da educação superior;
  • na definição da matriz orçamentária da rede federal de educação superior;
  • na autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu à distância.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?