metropoles.com

Índia receberá R$ 10 mil por ser impedida de fazer o Enem em 2011

No dia da prova, ela portava apenas uma identidade expedida pela Funai, o que acarretou na exclusão do exame

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
índio
1 de 1 índio - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) reparou uma injustiça que ocorreu em 2011 com uma índia. Proveniente de Ponta Porã (MS), a indígena foi impedida de realizar provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois possuía apenas um documento de identidade expedido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Afirmando que a dignidade dela foi violada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi condenado a pagar uma indenização de R$ 10 mil, com juros e correção.

De acordo com o procurador regional da República Sérgio Fernando das Neves, a “indenização por dano moral tem como objetivo a justa reparação em virtude de dor ou sofrimento, bem como desestimular e punir a prática da conduta como essa”. A decisão foi tomada em 6 de outubro e divulgada em 20 de outubro.

“Ao negar validade a documento regularmente emitido pela Funai, o Inep investiu contra a dignidade da indígena naquilo que ela tem de mais característico, sua própria condição de indígena, o que vai de encontro ao dever constitucional da União de tutelar os bens dos índios”, reforçou o acórdão (decisão) da 3ª Turma do TRF3.  As informações são do portal G1.

Porém, o MP negou o pedido da candidata para a realização de novo exame. Os desembargadores entenderam que a tal medida prejudicaria todos os demais candidatos, e considerou que foram aplicados novos exames em anos posteriores, o que proporcionou novas oportunidades para fazer as provas. O Inep disse que não foi informado oficialmente sobre a decisão, e que por isso não pode se manifestar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?