metropoles.com

Ideb 2019: desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental supera a meta

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ficou abaixo do desejado, contudo, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
sala_de_aula
1 de 1 sala_de_aula - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira (15/9), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia o desempenho do sistema educacional brasileiro. Os resultados mostram que o país alcançou um índice igual a 5,9 em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, em 2019, superando a meta em 0,2 ponto. Os dados levam em consideração as redes pública e privada.

As unidades da federação que não alcançaram as metas propostas para o ano passado foram o Amapá, o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. Os estados do Ceará e do Piauí superaram o plano em 1,3 e 1,1 ponto, respectivamente.

Já em relação aos anos finais do ensino fundamental, os resultados do Ideb mostram que, apesar de o país ter melhorado seu desempenho, alcançando, em 2019, um índice igual a 4,9, a meta proposta (5,2) não foi atingida. Das 27 unidades da Federação, 22 aumentaram o Ideb, contudo, apenas sete alcançaram a meta proposta para 2019.

Anos iniciais do ensino fundamental

Rede pública

Sem a rede privada, o Ideb do país, nos anos iniciais, é 0,2 ponto inferior ao Ideb total. Apesar disso, o país mantém uma trajetória consistente de melhoria, superando a meta proposta e atingindo um número igual a 5,7 em 2019. Esse comportamento proporcionou um aumento de 2,1 pontos no Ideb da rede pública entre 2005 e 2019.

A rede pública do estado do Ceará apresentou a melhor evolução nesse mesmo período, passando de 2,8 em 2005, para 6,3 em 2019, ritmo de crescimento quase duas vezes superior à média nacional. Com exceção dos estados de Amapá, Roraima, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, as demais unidades da federação alcançaram suas metas.

Rede privada

A rede privada participa com 19,2% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental no país. Apesar de apresentar um Ideb 1,4 ponto superior ao observado na rede pública (7,1), a rede privada não alcançou a meta proposta para 2019 – que era 7,4. Entretanto, em 15 unidades da federação a rede privada obteve um Ideb igual ou superior a 7,0, e oito unidades da federação atingiram a meta.

Rede estadual

A rede estadual detém, aproximadamente, 16% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública. Os resultados observados mostram uma evolução positiva, superando a meta proposta (5,9) e atingindo um indicador igual a 6,1 em 2019.

Apesar de apresentarem evolução no Ideb da rede estadual, nove estados não conseguiram atingir a meta proposta para 2019: Amapá, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Apesar de terem alcançado a meta, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Rondônia apresentaram redução do Ideb em 2019.

Rede municipal

Os resultados mostram uma evolução do Ideb nas redes municipais no Brasil. É possível observar melhoria em todo o território brasileiro, ressaltando as regiões Sul e Sudeste. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, destacam-se os estados de Goiás, Mato Grosso e Ceará.

Segundo o índice, 61,9% das redes municipais dos municípios brasileiros conseguiram atingir a meta proposta para o Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental em 2019.

Anos finais do ensino fundamental

Rede pública

Sem a rede privada, o Ideb do Brasil é 0,3 ponto inferior nos anos finais do ensino fundamental, sem alcançar a meta proposta para 2019. Na maioria dos estados, o desempenho não foi suficiente para suprir o plano proposto para o ano passado. Apenas sete estados obtiveram desempenho suficiente.

Rede privada

A rede privada participa com 15,4% das matrículas nos anos finais do ensino fundamental. A diferença no desempenho no Ideb entre a rede privada e a rede pública é maior nos anos finais (1,8 ponto) quando comparada aos anos iniciais (1,4 ponto). Em sete estados, o desempenho observado em 2019 foi inferior ao obtido em 2017. O conjunto das escolas particulares não atingiu a meta proposta para 2019.

Rede estadual

Nos anos finais do ensino fundamental, as escolas das redes estaduais estão mais presentes, cabendo aos estados 49,2% do atendimento desta etapa de ensino, ou seja, estados e municípios dividem o atendimento.

Os resultados mostram que o desempenho foi insuficiente para o Brasil atingir a meta de 2019. Em apenas seis estados, as redes estaduais ultrapassaram a meta proposta. As únicas redes estaduais com Ideb acima de 5,0 são as de Goiás, Paraná e São Paulo.

Rede municipal

Em termos percentuais, 29,0% dos municípios atingiram suas metas. Para efeito de comparação, nos anos iniciais essa proporção foi de 61,9%, uma diferença de mais de 30 pontos percentuais. O Ceará se destaca mais uma vez, com mais de 85% dos municípios atingindo a meta de 2019.

Ensino médio

Em relação a 2017, o Ideb do ensino médio avançou 0,4 ponto em 2019, com índice de 4,2. Contudo, apesar do crescimento observado, o país ainda está distante da meta projetada (5,0). Neste cenário, exceto Sergipe, que se manteve estável, todos os outros estados apresentaram aumento no registro do Ideb. Espírito Santo e Goiás são os estados com melhor desempenho no país.

Rede estadual

A rede estadual participa com mais de 97% das matrículas na rede pública, evidenciando que o ensino médio é predominantemente de responsabilidade dos governos estaduais e do Distrito Federal. O resultado do Brasil em 2019 aumentou 0,4 ponto (3,9) em relação ao observado em 2017, mas mesmo assim esse comportamento não garantiu o cumprimento da meta de 2019 – que era 4,6. Apenas dois estados alcançaram a meta de 2019, Pernambuco e Goiás.

Rede privada

A rede privada participa com 12,2% das matrículas no ensino médio e alcançou em 2019 um desempenho 2,1 pontos superior ao obtido pela rede estadual, ou seja, Ideb igual a 6,0 contra 3,9 da rede estadual.

A rede privada, em nenhum estado, alcançou a meta proposta para o ano de 2019 (6,8), sendo registrada, ainda, uma queda de desempenho nas escolas do Amapá. Os maiores resultados foram obtidos pelas escolas privadas de Minas Gerais (6,4), Espírito Santo (6,3) e Paraná (6,4).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?