metropoles.com

Governo planeja lançar programa de ensino técnico, como Dilma

A iniciativa dava recursos para as universidades privadas para que elas oferecessem cursos técnicos a alunos de escola pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro e Abraham Weintraub
1 de 1 Jair Bolsonaro e Abraham Weintraub - Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, deve lançar nesta terça-feira (08/10/2019) um programa nos moldes do Pronatec, da ex-presidente Dilma Rousseff. O programa dava recursos para as universidades privadas para que elas oferecessem cursos técnicos a alunos de escola pública.

Lançado com pompa em 2011, com milhões de vagas, o programa acabou minguando depois de críticas à qualidade dos cursos, falta de controle e suposto desperdício de dinheiro. Durante a campanha, Jair Bolsonaro (PSL) fazia críticas ao Pronatec e, no início do governo, o Ministério da Educação (MEC) chegou a anunciar a Lava Jato da Educação que buscaria mostrar desvios no programa.

Em coletiva na manhã desta terça, o ministro de Bolsonaro deve agora lançar o programa chamado de Novos Caminhos, também fazendo parcerias com universidades e faculdades privadas. O Pronatec oferecia ainda bolsas por meio do Sistema S, algo que o governo federal também estuda.

Fontes ouvidas pelo Estado dizem que o lobby das instituições particulares é forte no MEC. Weintraub vem acenando para as universidades privadas, que ganharam muito dinheiro durante o Pronatec, de Dilma, e não gostaram do fim do programa em 2016. O governo Temer transformou o Pronatec em algo menor.

Na semana passada, o ministro declarou que o Enade deveria punir o aluno que não se sai bem na prova, algo defendido pelo grupo há anos, uma vez que a nota serve apenas para avaliar a instituição. O ministério também chegou a mencionar, sem detalhes, que pretendia aproveitar a estrutura das faculdades, como laboratórios e salas de informática, para alunos do ensino médio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?