Governo nomeia coronel da FAB para diretoria responsável pelo Enem
A discordância sobre um indicado para essa cadeira foi um dos fatores do desgaste entre Milton Ribeiro e o ex-presidente do Inep
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou, nesta sexta-feira (5/3), Alexandre Gomes da Silva, tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), para a diretoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A nomeação do coronel para o cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep foi publicada no Diário Oficia da União (DOU) desta sexta e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto. A diretoria abrange ações da educação infantil ao ensino médio.
A discordância sobre um indicado para essa cadeira foi um dos fatores do desgaste entre o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, exonerado da presidência do Inep na sexta-feira passada (26/2).
Segundo o jornal O Globo, Ribeiro queria indicar um nome para a diretoria do Inep. A resistência de Lopes em aceitar um nome sem perfil técnico irritou Milton Ribeiro.
O diretor anterior, Carlos Roberto Pinto de Souza, morreu em janeiro, vítima de Covid-19. Ele estava no cargo desde agosto de 2019.
Veja a portaria de nomeação do coronel da FAB:
Dança das cadeiras no Inep
Lopes foi o quarto nome a ocupar a presidência do Inep em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro. No começo da gestão, Maria Inês Fini foi demitida. Em seu lugar, entrou Marcus Vinicius Rodrigues. Ele permaneceu no posto de 22 de janeiro a 26 de março.
Em 15 de abril, Elmer Vicenzi foi anunciado pelo então ministro da Educação Abraham Weintraub como presidente do órgão. Saiu no dia 16 de maio. Um dia depois, Lopes foi anunciado como novo ocupante do órgão.
Alexandre Lopes comandou o instituto durante a aplicação do Enem em meio à pandemia, este ano. O exame foi marcado por muitas aglomerações e queixas dos estudantes de desorganização.
O novo presidente do Inep é o economista Danilo Dupas Ribeiro.