metropoles.com

Governo diz que aulas presenciais nas universidades voltam em 1º de março

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez o anúncio nas redes sociais após se reunir com representantes das instituições de ensino superior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Posse do ministro do MEC Milton Ribeiro no planalto
1 de 1 Posse do ministro do MEC Milton Ribeiro no planalto - Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou na noite dessa segunda-feira (7/12) o retorno das aulas presenciais nas universidades federais para o dia 1º de março do próximo ano. Segundo o titular da pasta, a “decisão segue na mesma direção que a maioria dos países do mundo”.

“O governo de Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Educação, reafirma sua disposição favorável à retomada das aulas presenciais, observadas as devidas condições sanitárias e medidas de segurança”, disse o ministro em conta oficial no Twitter.

A pasta alterou a data de retorno das aulas presenciais após portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 2 deste mês determinar a volta para 4 de janeiro. A medida provocou reação de reitores, e alguns chegaram a afirmar que não retomariam as atividades.

Na ocasião, a Portaria nº 1.030/2020, assinada pelo ministro da Educação, determinou que “as atividades letivas realizadas por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino (…) deverão ocorrer de forma presencial, observado o Protocolo de Biossegurança instituído na Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, a partir de 4 de janeiro de 2021″.

Além disso, o texto normativo deixava claro que “recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais” deveriam “ser utilizados de forma complementar, em caráter excepcional”, com o objetivo de completar a carga horária das atividades pedagógicas.

Um dia após a publicação da portaria, reitores e Milton Ribeiro se reuniram para definir a volta às aulas presenciais nas instituições de ensino superior federais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?