metropoles.com

Garanta questões fáceis do Enem, recomenda professora de biologia

Thamyres de Oliveira sugere que candidato se esforce para acertar o máximo de questões mais simples e, em seguida, responda as mais difíceis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
professora de biologia
1 de 1 professora de biologia - Foto: Reprodução

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já passou. O momento, agora, é de respirar fundo e se preparar para a prova de exatas. A avaliação, que será aplicada no próximo domingo (11/11) em todo o Brasil, é composta por 45 questionamentos de matemática e outras 45 perguntas relacionadas a ciências da natureza. Para ir bem na parte de biologia, a dica da professora responsável por lecionar a disciplina no Alub, Thamyres de Oliveira, é garantir aquelas questões mais fáceis.

“Lembrado que na prova do Enem, não podemos deixar de acertar itens fáceis. Não adianta acertar só as difíceis. Então, foquem nas questões fáceis e façam todas”, recomendou. “Se uma questão de matemática ou física demanda muito tempo, pula. Faça as fáceis e, depois, volte para resolver as difíceis. Isso é uma dica para não perder tempo, pois o maior inimigo no dia da prova vai ser o seu tempo e nervosismo”, emendou a especialista.

Quanto aos conteúdos constantemente exigidos no exame, a professora ressaltou a aplicação de questionamentos relacionados à ecologia. “Então, ciclos biogeoquímicos, impactos ambientais e poluição” são temáticas sempre abordadas. “Outra questão vai ser a parte da tecnologia. Então, a biotecnologia vai estar sempre presente, relacionando transgênicos, células tronco e conceito de evolução, por exemplo”, explicou ao destacar que “a ciência não é estática. “Todo ano, tem uma novidade”.

Outro tema que deve ser cobrado no Enem, de acordo com Thamyres, é saúde. Diante disso, os candidatos podem se deparar com perguntas relacionadas a verminoses, a parte de microbiologia, virose e bacteriose.

Confira todas as dicas de bilogia para ir bem na prova do Enem:

Contagem regressiva!
Faltando menos de sete dias para a segunda prova do Enem, a principal recomendação da especialista aos participantes é focar na resolução de exercícios. “Dependendo de como você intensificou seus estudos ao longo do ano, se foi bem disciplinado, a minha dica é resolver exercícios. Tudo o que você precisou fazer até agora, você fez”.

Na avaliação dela, o desafio nesse momento é compreender como o exame funciona, ou seja como os conteúdos são cobrados. Para isso, nada melhor que responder provas anteriores.

Contudo, se o candidato ainda tem dificuldades em tema estruturais, a sugestão é voltar ao ponto que motivou a dúvida e tentar eliminar a dificuldade. “Por exemplo, como vou resolver um problema de genética, se estou com dificuldade na parte básica que é a bioquímica ou biologia molecular?”, ressaltou. A genética tem se apresentado com mais frequência nas provas do Enem. Minha dica é: se você tem dúvidas em questões básicas, volte e revise”, completou.

Por fim, Thamyres enfatizou a importância de o inscrito ler atentamente o enunciado das perguntas antes de tentar respondê-las. “Há muitas perguntas que podemos acertar só com a interpretação e tranquilidade”, concluiu.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?