metropoles.com

Future-se: “Saiam da escuridão e venham para a luz”, diz Weintraub

Ministro da Educação encorajou uma seguidora que admitiu estar com medo do futuro: “Deixem o vermelho e venham para o Verde e Amarelo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Abraham Weintraub no lançamento do program Future-se
1 de 1 Abraham Weintraub no lançamento do program Future-se - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, convidou aqueles que têm medo do futuro a deixar o “vermelho” e ir para o “verde e amarelo”, onde ele acredita estar a “luz”. O convite, feito nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (19/07/2019), foi direcionado a uma seguidora que comentou, em vídeo postado pelo ministro, ter medo do futuro.

A gravação, com duração de dois minutos e compartilhada nessa quarta-feira (17/07/2019), apresenta o novo programa do Ministério da Educação (MEC), nomeado de Future-se. “O futuro já começou”, escreveu Weintraub. Sincera, a seguidora, identificada como Wilma Cristina, respondeu: “Tenho medo do futuro. Tenho medo de viver num país dividido entre ‘nós’ e ‘eles’.”

Crítico de longa data do petismo e do comunismo, o titular da pasta fez do comentário da internauta uma oportunidade para criticar a oposição. “Não precisa ter medo”, pontuou. “Saiam da escuridão e venham para a luz! Deixem o vermelho e venham para o Verde e Amarelo. Estamos de braços abertos. Future-se!”

Future-se
O MEC anunciou, nessa quarta (17/07/2019), o Future-se, um programa que viabiliza mudanças na autonomia financeira de universidades e institutos federais. Um dos objetivos é oferecer mais possibilidades para que as instituições de ensino captem recursos e, com isso, consigam evitar que dependam exclusivamente do orçamento da União.

O modelo foi inspirado em experiências semelhantes ocorridas na Europa, Austrália, no Canadá, em Israel e nos Estados Unidos. Para Weintraub, essa é uma forma de modernização das instituições brasileiras de ensino.

Para educadores e especialistas, no entanto, o novo modelo apresentado pelo ministro da Educação não resolve o problema a curto prazo. Eles ainda temem que o programa aumente a desigualdade entre as instituições.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?