Filho de diarista é aprovado em primeiro lugar em direito na PUC-Rio
João Antonio Lima da Silva, 17 anos, também conseguiu uma bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)
atualizado
Compartilhar notícia
Ele sempre foi um dos melhores alunos da turma e, quando cursava o 8º ano, um professor o indicou para um programa que oferece bolsas para estudantes da rede pública nas melhores escolas particulares do Rio de Janeiro. A investida funcionou: João Antonio Lima da Silva, 17 anos, conseguiu vaga e neste ano foi aprovado em primeiro lugar no curso de direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e uma bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
João Antonio mora no bairro Benfica, na zona norte do Rio, com a mãe, que é diarista, dois irmãos mais novos, o padrasto e um tio. Desde que entrou na escola, aos cinco anos, ele sempre estudou em escolas públicas. “Sempre tive boas notas, gostava muito de ir para a escola e de estudar”, contou.
O jovem ganhou uma bolsa para o colégio São Bento, mas continuou estudando na rede pública municipal. “Estudava de manhã no São Bento e a tarde na escola pública. Era muito puxado, acordava cedinho, pegava ônibus e só voltava para casa a noite”, narrou.
No ensino médio, ele estudou apenas no colégio São Bento, mas em período integral. Ele contou que foi difícil acostumar com o ritmo de estudos e a cobrança da nova escola. “Eu estava acostumado a ser o melhor e lá não foi assim, mas depois consegui melhorar”, disse.
João Antonio contou que virou referência na família e entre os vizinhos. “Minha mãe conta pra todo mundo tudo o que eu consegui, ela tem muito orgulho”, relatou. Silva disse que decidiu cursar direito para ajudar pessoas como a sua mãe e familiares. “Onde eu cresci via que as pessoas não sabem que têm direito a educação, assistência social. Eu quero poder ajudá-las”, justificou o jovem, que pretende prestar concurso público para ser promotor de justiça.