metropoles.com

“Escolas cívico-militares não serão prioridade”, diz Camilo Santana

Ministro da Educação, Camilo Santana participou da sessão da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (12/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
camilo santana câmara dos deputados
1 de 1 camilo santana câmara dos deputados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quarta-feira (12/4) que a instalação de escolas cívico-militares não será prioridade do Ministério da Educação (MEC) neste governo. O titular da pasta participou da sessão da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

“Eu não revoguei. O programa continua, só não será nem prioridade nem estratégia do MEC, neste governo, criar novas escolas [cívico-militares] através do MEC. Vou discutir com estados e governadores que já implementaram, para definir o que nós vamos fazer com essas 202 escolas, de forma democrática e respeitosa”, disse o ministro.

A presença de Camilo Santana foi aprovada na comissão para um balanço das ações do MEC nos 100 primeiros dias de governo, além de questionamentos sobre o programa de escolas cívico-militares apresentados pelos deputados federais Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS).

“Nós temos 138 mil escolas neste país. A adesão a esse programa foi mínima, meu caro deputado, representou 0,28% das escolas. Pode rir, não tem problema, eu respeito. Você sabe quanto recurso foi disponibilizado? R$ 98 milhões. Sabe quanto estados e municípios gastaram? 0,24% do dinheiro que está lá, para estados e municípios gastarem com essa política. Só foi executado o que nós passamos para o Ministério da Defesa”, respondeu o ministro.

Sobre os recentes ataques às escolas, Camilo Santana afirmou que a situação não ocorre apenas no Brasil. “Não é um problema simples, reflete a nossa sociedade, o estímulo ao ódio, à intolerância, à violência, ao armamento”, destacou.

O ministro defendeu o fortalecimento de um programa psicossocial nas escolas brasileiras, a regulamentação das redes sociais e a punição para quem comete crimes de ódio nos ambientes virtuais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?