metropoles.com

Ensino integral: MEC discute medidas de incentivo com estados e municípios

De acordo com ministro, novo programa de incentivo ao ensino integral levará em conta sugestões de estados e municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Fortes/MEC
reunião mec ensino integral consed undime
1 de 1 reunião mec ensino integral consed undime - Foto: Luis Fortes/MEC

Representantes do Ministério da Educação (MEC) apresentaram a estados e municípios uma versão inicial da nova política de fomento à educação em tempo integral. De acordo com a pasta, os gestores locais foram ouvidos e dúvidas foram esclarecidas pela área técnica, responsável por formular a nova política.

Participaram cerca de 150 pessoas por videoconferência, entre membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem a Portugal e também esteve no encontro à distância.

“A ideia é ampliar a escola de tempo integral em todos os municípios e estados brasileiros por meio de apoio pedagógico, de infraestrutura e indução com apoio financeiro. É uma proposta inicial, sujeita a mudanças e aperfeiçoamento a partir das contribuições e sugestões das redes”, explicou Santana.

O Plano Nacional de Educação (PNE) brasileiro estipula que, até 2024, 50% das escolas públicas do país ofereçam educação integral, e que 25% dos alunos estejam matriculados na modalidade. Mas isso ainda não foi plenamente atendido, conforme levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação, produzido a pedido do Metrópoles.

Em 2022, o Brasil cumpriu parte do objetivo quando mais de 52% das escolas públicas da educação básica tinham ao menos uma matrícula em tempo integral. Em 2021, o percentual era de 30,6%.

Por outro lado, dados do Censo Escolar 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o país ainda não atingiu os 25% de alunos em educação integral. Atualmente, estão com jornada integral 20,4% dos estudantes do ensino médio e 14,4% do fundamental.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?