Enem: Polícia Federal faz ações em 13 estados contra fraudes
Operação Passe Livre cumpriu 62 mandados de condução coercitiva e busca e apreensão contra suspeitos de terem trapaceado em anos anteriores
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal realizou ações contra fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 13 estados. A operação batizada de Passe Livre usou dados da inteligência para rastrear suspeitos de irregularidades em edições passadas.
Apenas neste domingo (12/11), foram cumpridos 62 mandados, 31 de prisão e 31 de condução coercitiva. As operações ocorreram em Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Espírito Santo, Goiás, Maranhã, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.Os policiais também atuaram no Ceará, Paraíba e Piauí no dia 8 de novembro. O alvo das ações eram tanto os pilotos – pessoas que fazem a prova e passam as respostas – como os beneficiários dos esquemas. Segundo o delegado Franco Perazzoni, da Polícia Federal, não foram detectadas fraudes na edição de 2017, mesmo com o uso dos detectores de ponto eletrônico.
“Eram pessoas suspeitas de terem cometido fraudes nos últimos anos. Cruzamos os dados não só do Enem, mas de outros certames, porque a paixão do bandido não é apenas em um exame. Conduzimos muitos desses suspeitos justamente pelas oportunidades de flagrante que poderiam acontecer”, afirmou.
Essas pessoas tiveram celulares apreendidos. Os policiais seguirão a investigação para saber se os suspeitos, de fato, planejavam ou conseguiram quebrar a segurança do Enem 2017.