metropoles.com

Enem: Inep divulga prazo para candidatos com Covid-19 pedirem reaplicação

O novo prazo vale para confirmações de doença após o dia 16 até o dia da segunda prova, que acontece no próximo domingo (24/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Candidatos chegam para a prova do Enem 2021, na Unip Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, neste domingo (17)
1 de 1 Candidatos chegam para a prova do Enem 2021, na Unip Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, neste domingo (17) - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Candidatos do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2020 que tiveram sintomas ou foram diagnosticados com o novo coronavírus na véspera ou no primeiro dia de provas, que aconteceu nesse domingo (17/1), poderão apresentar exames ou laudos médicos que comprovem o quadro de saúde entre os dias 25 e 29 de janeiro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os pedidos de reaplicação do exame devem ser feitos por meio da Página do Participante e valem para outras doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem.

Os primeiros envios de comprovantes da condição de saúde dos participantes foram recebidos pelo Inep entre os dias 11 e 16 de janeiro. O sistema foi fechado às 12h, no horário de Brasília, para que os pedidos fossem avaliados e as respostas enviadas aos candidatos antes da aplicação do Enem.

O novo prazo vale para confirmações de doença após o dia 16 até o dia da segunda prova, que acontece no próximo domingo (24/1).

O que é preciso para efetuar o pedido?

No momento da solicitação, o candidato deve enviar um documento legível com foto, que conste o nome completo do participante. Além disso, também é obrigatório apresentar o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, junto com o código correspondente à Classificação Internacional da Doença (CID 10), Ministério da Saúde ou órgão competente.

A data do atendimento também deve estar acessível na documentação, que deve ter tamanho máximo de 2 MB e deve ser enviada em formato PDF, PNG ou JPG.

Além do coronavírus, o edital do Enem também prevê as seguintes doenças infectocontagiosas para o pedido de reaplicação:

  • Coqueluche;
  • Difteria;
  • Doença invasiva por Haemophilus;
  • Influenza;
  • Doença Meningocócica E Outras Meningites;
  • Varíola;
  • Influenza Humana A E B;
  • Poliomielite por poliovírus selvagem;
  • Sarampo;
  • Rubéola; e
  • Varicela.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?