Enem: com queda de candidatos, ambulantes alegam poucas vendas
Para a segunda rodada de teste no domingo da semana que vem, comerciantes estudam trocar local de prova para tentar vender mais
atualizado
Compartilhar notícia
O baixo número de candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano refletiu não apenas nas salas de aula, mas na queda das vendas dos ambulantes que ficam do lado de fora dos locais de prova. Os comerciantes reclamaram do baixo movimento durante o primeiro dia de provas do teste neste domingo (03/11/2019).
Vitória Lacerda trabalha há 14 anos em portas de concurso e exames como o Enem, vendendo doces e bebidas. Ela conta que a maioria dos candidatos ao exame já vem preparada para a prova. No entanto, ainda consegue vender alguns tipos de produto. “O que mais sai é a água, mas o pessoal já costuma trazer as coisas de casa”, afirma.
Antônio Sousa também reclama do movimento fraco. Ele vende espetinhos em frente aos locais de prova há três anos. Neste domingo, ele trouxe 100 espetinhos e afirma que até o início desta tarde não havia vendido nem 20 unidades. “Cheguei às 7 horas da manhã. Acho que não vou vender tudo”, conta.
Para Genir Bruno, outro ambulante, as maiores vendas foram de canetas. A unidade sai por R$ 2,50. Para os candidatos, vale apenas o uso de caneta esferográfica preta, feita em material transparente.
A comerciante afirma, no entanto, que as vendas foram fracas. “Acho que eles colocaram poucos candidatos aqui. O movimento foi bem menor”, afirma. No próximo domingo (10/11/2019), ela conta que mudará de local para tentar aumentar a arrecadação.
Esse é o primeiro dia de prova do Enem e os candidatos são testados com uma redação, 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas. O segundo dia do exame terá cinco horas de duração, com 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.
A partir do dia 11 de novembro de 2019, o gabarito oficial será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mas, neste domingo (03/11/20219) e no próximo (10/11/20219), por volta das 20h, o Metrópoles divulgará o gabarito não oficial das provas