Enem: candidatos chegam duas horas antes dos portões fecharem
Inscritos para a prova optaram pela pontualidade para evitar perder o primeiro dia do exame com questões ligadas às ciências humanas
atualizado
Compartilhar notícia
Ansiosos, candidatos chegaram com antecedência nos locais de prova, neste domingo (03/11/2019), para fazer a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Os portões abriram exatamente às 12h (horário de Brasília), mas teve gente que chegou cerca de uma hora antes, às 11h. É o caso da estudante Gabriela Lins, de 17 anos. Ela chegou no Centro de Educacional Gisno, na Asa Norte, às 11h15.
“Tô muita nervosa, mas ao mesmo tempo estou com a expectativa alta. Acho que vou me sair bem. Pois estudei o ano inteiro”, diz Gabriela, que quer fazer Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB). Ela confia que se sairá bem, inclusive, na redação, uma das partes mais temidas dos estudantes que prestam o Enem.
Já a estudante Andressa Batista, 18, do Centro Educacional do Lago Norte (Cedlan), quer fazer a prova com com calma, mas se arrepende de não ter feito o Enem em outras ocasiões para conseguir experiência. “Vou fazer a prova com calma e conseguir o curso. Estou ansiosa. Acho que se tivesse feito antes para ir treinando seria mais fácil”, completa.
Se para alguns é a primeira oportunidade de fazer a prova, para outros a situação não se repete. Tainara Xavier, 18 anos, vai fazer o exame pela segunda vez. Ela conta que se preparou para o teste desde as férias do ano passado.
“Hoje é a prova que mais tenho confiança. Por conta de Humanas e Códigos”, relata a estudante. Ela veio preparada com um pote com frutas e barras de cereal. “Tenho o hábito de comer frutas quando estou fazendo prova, porque acho que me acalmo mais”, detalha.